As palavras-chave (keywords) é o principal instrumento de uma pesquisa. São termos utilizados pelo usuário para fazer uma pesquisa na internet e obter respostas para solucionar seus problemas, estas palavras-chave podem ser compostas por uma ou mais palavras.
Quando estudamos SEO (otimização para motores de busaca) uma das coisas mais faladas são sobre as palavras-chave, a escolha das palavras-chave é muito importante para começarmos a otimizar nosso site.
Vamos para a prática ver como isso funciona:
Ao pesquisar a palavra "Laranja" por exemplo, o Google vai listar os sites com um conteúdo mais relevante, mas como podem ver a palavra que pesquisamos ficou em negrito(destaque), apenas um exemplo na prática como funciona essas palavras chave, isso inclui, título, conteúdo, imagens etc.
Por que as palavras-chave são tão importantes para o meu negócio?
É bem simples entender o real motivo que as palavras-chave são importantes para o nosso negócio, então vamos lá!
Para o seu site, significa a diferença entre ser encontrado, visto, compartilhado e curtido ou simplemente não ter acesso algum, ser um desconhecido.
E é exatamente isso, as palavras-chave são ferramentas que ajudam o marketing de conteúdo do seu site.
Para você aumentar o acesso ao seu site, ganhar leads (potenciais clientes) e com isso lhe trazer mais vendas, você tera que entender bem o seu funil de conversão, saber que existem etapas definidas, o que significa que existem diferentes tipos de públicos com diferentes tipos de perguntas.
Para quem esta no começo da jornada da compra ainda quer saber sobre itens básicos referente ao universo em que se insere o seu produto e/ou serviço.
Já quem esta no meio do processo de compra, provavelmente está fazendo uma pesquisa entre várias marcas para decidir quais os benefícios de uma sobra a outra.
E para quem esta no final do processo de compra, precisa da segunça que esta tomando a decisão correta ao escolher a sua empresa para fechar negócio.
E para cada um desses grupos tem um grupo muito específico de palavras-chave que escolhem para digitar nos mecanismos de busca.
Logo, sua empresa precisa definir bem essas palavras-chave de cada grupo de compra para fazer o melhor uso delas na hora de produzir cada material.
Motivo óbvio, se o usuário daquele grupo encontrou o que estava pesquisando no seu site, é bem provável que vá continuar ler o conteúdo do seu site se não ele fecha o seu site e vai continuar pesquisando, por isso é de muita importância produzir o conteúdo relevante para aquelas palavras-chave que você definiu.
Objetivo da estratégia
Você precisa planejar uma estratégia, seja apenas para ter acessos a sua página ou até mesmo vendas, pois é possivel direcionar a pesquisa de palavras-chave para os termos de impulsionem as vendas da sua empresa.
Por exemplo, termos que contenham "comprar", "as vantagens" do produto/serviço e outros termos nesse sentido. Assim é possível conduzir o seu público alvo para a compra através dos textos produzidos no seu site.
Pesquisar concorrentes
Esta é uma das maneiras mais interessantes de fazer definição das palavras-chave que devem ser utilizadas para o seu negócio.
Se sua empresa possui grandes concorrentes que também investem em estratégias de marketing de conteúdo, certamente vai ser interessante analisar o site deles, para você ver como eles estão tratando as questões relacionadas aos produtos e serviços perante ao público.
Coloque-se no lugar do seu público alvo
É muito importante identificar os termos mais procurados pelo seu público desde o momento em que coneçasse a procurar informações sobre o assunto.
Pensar como seu público vai facilitar na hora de encontrar as palavras-chave certa, pense como ele buscaria o seu produto/serviço na internet?
Existem diversas variações possíveis de buscar por um determinado assunto e essa pesquisa com relação ao público é eficiente justamente para trazer os resultados que mais seriam condizentes com a postura deste público.
Uma dica que sempre damos é a seguinte, tente encontrar uma pessoa que se encaixa no seu público alvo e pergunte a ela, como pesquisaria tais produtos/serviços na internet, assim você vai ter uma "luz" para saber por onde seguir.
Última dica do tópico é nuncas esquecer que as palavras-chave e o conteúdo são a dupla perfeita para bons resultados no Google, então sempre trabalhe elas em conjunto.