Meta Tags no SEO

Qual o papel das Meta Tags nas estratégias de SEO do seu site?

Neste tópico estaremos falando sobre Meta Tags no SEO e a sua importância, e claro no decorrer do tópico daremos alguns exemplos simples.

O que é Meta TAGS?

Meta TAGS São instruções(comandos) implementados na página WEB dentro da tag <head>. Algumas Meta TAGS são utilizadas para informar aos buscadores alguns dados como breve descrição do que contém da página, quais páginas devem ou não devem ser indexadas e também intruções básicas, como informar o responsável pelo desenvolvimento da página, dentre outras instruções.

Importância Meta TAGS no SEO

Meta TAGS é uma importante ferramenta para o SEO, pois é uma ferramenta de comunicação entre desenvolvedores e os sites de buscas. SEO não é apenas Meta Tags, o Google por exemplo utiliza mais de 240 variáveis para determinar os resultados de busca, e as Meta Tags são apenas algumas delas.

Meta TAGS mais importantes para o SEO

Meta Description (meta name="description")

Meta Description é uma tag que define a descrição exibida nos resultados de busca como o Google, exemplo:

Exemplo Meta Description

O Meta Description é utilizado pelo Google para exibição de uma descrição do site, apesar do Meta Description não influenciar no posicionamento de uma página no Google é importante para a taxa de cliques(CTR), então é importante uma descrição bem redigida e atrativa pois o CTR sim é um dos fatores para o rankeamento do Google.

Exemplo do Meta Description do Google: <meta name="description" content="Search the world's information, including webpages, images, videos and more. Google has many special features to help you find exactly what you're looking for.">

Meta Keywords (meta name="keywords")

Meta Keywords básicamente é onde coloca as palavras-chave da página, é onde o buscador(robô) lê as palavras-chave e 'compara' com o conteúdo da página, para ver sua relevância. Ou seja, não adianta colocar palavras-chave tentanto atrair cliente e não falar sobre o assunto no site, por exemplo você esta falando de músicas na página e coloca no Meta Keywords a palavra-chave "Futebol", sendo que o conteúdo todo esta baseado em música, os buscadores não gostam disso, fica dica. ;)

Exemplo de um Meta Keywords: <meta name="keywords" content="teclado, mouse, computador, computador gamer, notebook, mouse pad"/>
Obs: Sempre separando cada palavra/frase com uma virgula

Meta Robots (meta name="robots")

O Meta Robots foi criado para passar instruções para os robots dos buscadores, cada página deve ter sua meta robots. Alguns parâmetros que podem ser usados:

Exemplo Meta Robots: <meta name="robots" content="index, follow">
O mais comum visto nos sites, orienta aos buscadores a indexar o conteúdo do site e seguir todos os links para descobrir novas páginas

Tag Title

Apesar de o campo Title não ser uma Meta Tag, é uma tag muito importante pensando na estratégia SEO, pois é uma das váriaveis que mais influência o posicionamento no Google, se não for a mais importante. Por exemplo, se fizemos alguma pesquisa no próprio Google, ele irá mostrar vários sites relacionados com o que pesquisamos, mas não iríamos gostar de pesquisar "carro" e mostrar um título de uma página como "Projeto do Joãozinho", por esse motivo o Google da importância a tag Title do site.

Instagram WhatsApp