Hospedagem de Sites no Brasil ou Exterior?

Saiba qual a melhor hospedagem para o seu site

Ao escolher uma provedor para hospedar seu site, uma dúvida muito comum acaba surgindo sobre o que é melhor: hospedar em um datacenter no Brasil ou no Exterior?

Importante saber que cada site existe em algum lugar físico no mundo. Pode ser um computador pessoal transformado em servidor ou um servidor profissional. Em ambos os casos, ele está rodando em algum lugar físico, tornando aqueles arquiivos públicos.

Mas qual é a diferença entre hospedar em um Datacenter no Brasil ou no Exterior?

Na verdade, a principal diferença entre um site hospedado no servidores do país ou no fora dele é a latência. Latência significa o tempo de resposta entre o usuário e o site acessado.

Se você pensar na internet como uma teia de aranha, onde servidores estão interligados, quanto mais longe um servidor estiver, maior o tempo de retorno. Em resumo, sites e sistemas hospedados em servidores no Brasil possuem uma latência média de 20 milissegundos se acessado praticamente em qualquer estado do país, se comparado com servidores nos Estados Unidos ou na Europa, terá uma latência de 180 milissegundos, é uma grande diferença, que afetará a rapidez de navegação da sua página.

Ainda falando sobre a latência, um ponto muito importante que precisa ser considerado é a velocidade de carregamento de sua página, pois interfere diretamente em sua otimização para os buscadores. Quanto mais tempo o seu site demorar para carregar, menor a probabilidade de ser bem rankeado nos principais buscadores. Os mecanismos de busca do Google por exemplo, priorizam páginas que tenham um carregamento mais rápido.

Bom, falamos um pouco sobre as diferenças de hospedar seu site dentro ou fora do país, então ao escolher uma hospedagem, preste atenção nesses pontos, para evitar surpresas indesejadas mais tarde.

Facebook Instagram WhatsApp