Site Rápido e Otimizado

Por que é importante ter um site rápido ?

Existem diversas pesquisas sobre a relevância da velocidade de carregamento das páginas, mas você sabe qual o real impacto da velocidade no seu site?

Em meados de 2010 o Google anuncia que o desempenho dos sites se tornaria um dos critérios de rankeamento de seu motor de busca, obviamente não se sabe ao certo o nível de relevância desse requisito, mas ele possui relevância e tudo que possui relevância para o motor de busca do Google é importante para sua empresa, pois estando relevante para o Google possivelmente você vai ganhar mais clientes para o seu negócio.

Exemplo de Imagem Carregando

É bem simples entender porque a velocidade do site interfere no rankeamento do Google. O Google trabalha para melhorar a experiência do usuário e claro, quanto mais rápido for o acesso ao resultado da busca, mais agradável será a navegação do usuário.

Vamos supor que você pesquise um determinado assunto no Google, por exemplo "Carro", beleza, vai aparecer diversos sites vendendo carros(provavelmente), inclusive anúncios, até ai tranquilo, só que ao clicar na página seja qual for(site de anúncio ou orgânica), demora cerca de 5 segundos para carregar o conteúdo no computador/notebook, iria considerar esse site rápido? Pois bem, cerca de 60% dos usuários iriam embora, isso é mais que a metade de usuários que simplesmente iriam embora do seu site por achar ele demorado e obviamente o Google também vê isso, pois se de cada 10 usuários que clicam no seu site, 6 não deixam se quer ele carregar, algo esta errado.

Ranqueamento no Google

Apesar de não saber ao certo o nível da relevância da velocidade de um site, dá para perceber que o fator é muito forte no posicionamento das buscas.

O principal influenciador para colocar essa métrica no motor de busca do Google foi os dispositivos móveis, que possuem geralmente uma conexão muito inferior do que a de um computador, notebook e afins.

Essa provavelmente é uma das principais vantagens de melhorar a velocidade do seu site, pois com posições melhores você provavelmente terá mais visitas ao seu site e consequentemente mais conversões de clientes.

Mas não fique se iludindo, pois não é apenas a velocidade do seu site que vai colocar seu site nas primeiras colocações do Google, pois para isso você vai precisar de um conjunto de melhorias, incluindo SEO, conteúdo relevante para os visitantes, protocolo HTTPS, entre outras coisas.

O que deixa um site lento?

Até agora falei a importância da velocidade do seu site, mas agora quero te mostrar os motivos de seu site demorar para carregar.

Imagens muito pesadas

As imagens para o seu site é uma maravilha, pois é ótimo para ilustrar produtos/serviços, mas usada de forma incorreta podem se tornar um tremendo pesadelo.

Um dos principais motivos é o tamanho das imagens, em um lugar do layout onde você vai precisar colocar uma imagem de 200x150 por exemplo, alguns desenvolvedores colocam imagens de 2048x1024, óbviamente se nota uma grande diferença e isso impacta no tamanho da imagem, quando não se colocam na qualidade máxima(não é preciso) que também aumenta o tamanho da imagem.

Qualquer uma dessas opções pode aumentar o tamanho das suas imagens considerávelmente, atrasando assim o carregamento da sua página em alguns segundos, o que é péssimo para os visitantes do seu site.

Entre os desenvolvedores existem diversas formas de diminuir o tamanho das imagens, assim aumentando a velocidade do carregamento das mesmas.

Widgets

Os Widgets são aquelas "caixas" com rádio, notícias, previsão do tempo, entre outras informações que não seja do seu próprio site e com certeza são os piores inimigos do desempenho.

Isso porque os Widgets não fazerm apenas requisições no seu site, mas também em outros sites de onde vem o conteúdo, assim não depende apenas do desempenho do seu site, mas também do site de terceiros.

Scripts

Os Scripts nada mais é do que linhas de código que farão os elementos do seu site abrirem de forma correta. Assim ao acessar sua página esses Scripts são requisitados para colocar tudo no seu devido lugar.

Muitas vezes o usuário vê seu site se "montando" e isso é péssimo, diminuir as requisições do seu site aumenta a velocidade do carregamento, como colocar em apenas um arquivo os estilos(css) do que em arquivos separados.

Instagram WhatsApp