Aplicando SEO nas imagens do seu site

Qual a importância de aplicar estratégias de SEO para as imagens do seu site?

Bom, este tópico vou comentar sobre estratégias de SEO nas imagens do seu site e a importância de fazer isso para os motores de busca(mais especifico os motores de busca do Google já que é um dos mais utilizados hoje em dia).

Nome das Imagens do seu site

Com qual nome você costuma subir suas imagens para o seu site? Se a resposta é "constumo colocar qualquer nome para as imagens ou deixar aqueles nomes padrões por exemplo img0001, img0002", você esta fazendo isso errado!

Tênis Nike Air Vapormax

O nome do arquivo é uma das maneiras que o Google lê as imagens. Afinal, o motor de busca não consegue visualizar uma imagem da forma que a gente consegue. Uma ótima estratégia de SEO para este caso é dar uma "facilitada" na vida do buscador(robô) colocando uma breve descrição no nome do arquivo, por exemplo se for colocar um Tênis Nike Air Vapormax, tente colocar o nome como "tenis_nike_air_vapormax" ou algo relacionado.

Tag "ALT"

A tag ALT é utilizada para facilitar a leitura das imagens em sites, ou seja, é muito importante colocar ela para o rankeamento do seu site nos buscadores de imagens. A principal função da tag ALT é fornecer uma descrição alternativa para a imagem(caso ela por algum motivo não apareça para o usuário) e funciona também como texto âncora quando a imagem é usada como link. Também é importante para pessoas com deficiência visual(assim, um programa de computador pode explicar a imagem lendo a sua tag "alt") e claro para os robôs de maneira geral, inclusive o robô do Google, que funciona por palavras-chaves. É muito importante utilizar uma estratégia de SEO, pois quanto melhor for sua estratégia, melhor a posição de rankeamento nos buscadores. Um exemplo de descrição para tag "Alt", se for uma foto do Estádio Beira-Rio você pode colocar simplesmente "Estádio Beira-Rio" ou se for uma imagem tirada de um helicóptero poderia colocar "foto aérea do Estágio Beira-Rio". Quanto mais especifico, melhor.

Ou seja, para o motor de busca ler a imagem e saber o que ela significa você pode colocar no nome da imagem um titulo relacionado e na tag "Alt" uma descrição alternativa, por exemplo, se você for subir uma imagem do Tênis Nike Air Vapormax, então poderá colocar assim: img src= "tenis_nike_air_vapormax.png" alt="Tênis Nike Air Vapormax" title="Tênis Nike Air Vapormax"> uma pequena explicação da tag "Title", ela é uma tag complemento para a tag "Alt", pode ser visto quando se passa o mouse em cima da imagem como mostra o exemplo.

Tênis Nike Air Vapormax

Desta forma o motor de busca entenderá que você colocou uma imagem do Tênis Nike Air Vapormax e caso tenha alguma pesquisa relacionada com o tênis a sua imagem tem grandes chances de aparecer entre as primeiras da lista.

Instagram WhatsApp