O que é um site responsivo?

Qual a importância de seu site possuir um layout responsivo?

Sabe aquele site que quando você vai abrir pelo celular fica como se fosse no computador? Com as letrinhas miúdas lá distante? Então, este site não é responsivo.
Sites responsivos são projetados para todas ou principais tipos de resolução, sem distorções. Um design responsivo identifica a largura do dispositivo usado e se auto ajusta, para aproveitar melhor o espaço do dispositivo usado, ajustar as fotos, fontes e demais elementos de uma página para que não fique desproporcionais.

Design Responsivo

De forma bruta, site responsivo é aquele site que com mesmo layout se ajusta perfeitamente em qualquer dispositivo, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Design Responsivo

SEO

Quando o usuário faz uma pesquisa via dispositivo móvel o Google da preferência para os sites com design responsivo, aumentando naturalmente o tráfego orgânico.
Em outras palavras, ter um site responsivo colabora com que seu site apareça nos resultados de busca, independente do dispositivo que o usuário esteja realizando a busca.

Preparar para dispositivos futuros

Uma das maiores vantagens do design responsivo é que esse projeto é feito para diferentes resoluções e não para diferentes dispositivos. Ou seja, não imposta se o dispositivo do usuário é novo ou é antigo, o layout do seu site irá se adaptar.

Instagram WhatsApp